Pão doce




Quando vi aqui a imagem e a descrição deste pão, fui logo à procura dos ingredientes que me faltavam. Apesar de não ter colocado mais receitas e fotos de pão, continuamos a ser alimentados pela padaria Ameixinha. Porque "casa em que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Aqui ralhamos mas é por outras coisas :) O pão não é motivo de discussão. A não ser que uns comam mais que os outros e aí temos guerra eh eh

As minhas fotos não passam a maravilha e a delícia que é este pão, amarelinho e cheiroso! Agora faço dois pães, aquele que se come ao almoço e jantar e este que se come a toda a hora :)


Há uns dias levei-o para o lanche na casa de uns amigos e foi todo. Disseram-me que uma pitadinha de canela não devia ficar mal. E eu não me tinha lembrado disso, logo eu que gosto tanto de canela. A partir daí fiz sempre com canela :) Estou a pensar experimentar com erva-doce só a ver como fica. Ainda não me atrevi :)

Ingredientes:


200ml de leite morno


50ml de água morna


2 colheres (chá) de fermento seco ou equivalente (usei 20gr de fermento de padeiro)


100g de açúcar


3 colheres (sopa) de leite em pó


2 colheres (sopa) de farinha custard


2 colheres (sopa) de margarina


500g de farinha

1 colher (chá) de canela moída (opcional)


Na MFP:


Pela ordem indicada, colocar na forma da MFP.


Seleccionar o programa "sandes", tamanho I. No final do 2.º amassar polvilhar o topo com açúcar - Eu fiz isso das 2 primeiras vezes mas dei-me conta que a MFP depois do 2º amassar, amassa novamente passado um tempo. Agora opto por polvilhar o açúcar 1 hora antes do ciclo terminar. Para o pão que leva canela, polvilho a superfície com uma mistura de açúcar e canela. Como podem ver na foto o açúcar em pó não ficou como deveria porque, da primeira vez que fiz, só o coloquei depois de ter terminado o ciclo.


Desligar a MFP 10-15min. antes de terminar o ciclo para a côdea ficar mais clara.


Podem também fazer o pão à mão. Para isso vejam aqui como se faz.




Que nunca vos falte pão!



Boa semana

Nota: A farinha custard é vendida nos hipermercados Modelo/Continente. Encontram-na junto dos preparados instantâneos. Serve para fazer o Creme de Custard e no Brasil, pelo que pesquisei, é fabricada pela D. Benta.

tags: ,
publicado por Ameixinha às 13:03 | link do post | comentar | partilhar