Frango assado com ervas


 

O mundo da tvcabo foi-me apresentado há muito pouco tempo, mas os livros fizeram sempre parte da minha vida. As receitas entusiasmam-me mais que os cozinheiros, não compro os livros pela capa, mas pelo que me têm a oferecer. Quando comprei um dos livros do Nigel Slater, eu nem fazia ideia de como o senhor era, mas o que me interessava eram as suas receitas simples e rápidas. Oh que desilusão quando eu vi o senhor na televisão! É verdade que sempre fazemos uma pequenina ideia de como a pessoa será. Imaginei-o robusto, louro - vá-se lá saber porquê!? - e relativamente jovem. Eis que há uns dias, nos meus poucos tempos livres, sentei-me no sofá e liguei no 24kitchen e lá estava ele... de cabelos oleosos, com rugas, magricela, orelhudo e com um jeitinho esquisito de florzinha. Passada a fase inicial do choque, de uma coisa eu tenho certeza, - e só isso é que importa - o homem sabe cozinhar e fá-lo de uma forma despretensiosa, caseira, simples e elegante numa cozinha linda e fresca. Go Nigel!

 

Ingredientes:

1 frango

1 limão

6 dentes de alho

tomilho-limão

sálvia

sal picante Casa do Sal da Figueira da Foz

azeite q.b.

 

Preparação:

Corte o frango a meio e coloque-o numa assadeira. Tempere com o sal. Esmague os dentes de alho e junte-os ao frango. Por cima, coloque raminhos de tomilho e folhas de sálvia. Regue com o sumo do limão e um pouco de azeite.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º até ficar dourado. Vá regando o frango com os seus próprios sucos.

 

Nota:

Vi a receita no programa "Nigel Slater Simple Suppers", mas não anotei as quantidades e nem sei se me esqueci de algum ingrediente. De qualquer maneira, acho que a essência é esta, já que o frango ficou delicioso e suculento.

publicado por Ameixinha às 13:40 | link do post | comentar | partilhar