Lasanha de courgette

 

 

 

Fi-la a medo, falta-me a confiança para me sentir mais ousada ao ponto de me deixar levar pela curiosidade de testar receitas pensadas por mim. Por enquanto, baseio-me nos melhores e dou um toquezinho meu. Felizmente a época das courgettes voltou. Este ano não me voltei muito para os doces, fiz algumas receitas salgadas que correram muito bem, embora as fotos não tenham ficado grande coisa. Gostei do tom bronzeado desta lasanha, combina com o calor, e o paladar foi uma surpresa. O béchamel é indispensável e as courgettes biológicas intensificam o sabor desta refeição. Além das courgettes, podem usar cogumelos, espinafres ou qualquer outro legume da vossa preferência. Uma combinação de todos há-de ser qualquer coisa de muito especial... a testar brevemente ;)

 

Ingredientes:

12 folhas de lasanha

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola

2 dentes de alho

1 receita de molho béchamel*

3 chávenas de courgette laminada

2 chávenas de queijo mozzarella ou parmesão

sal e pimenta q.b

 

Preparação:

Leve uma panela com água a ferver e tempere com sal. Cozinhe as folhas de lasanha até que estejam tenras mas não demasiado. Coe e disponha cada folha separadamente numa toalha de mesa, para que não peguem umas às outras.

Entretanto, lamine a cebola e o alho e leve ao lume até alourar, junte a courgette laminada, tempere com sal e pimenta e deixe saltear um pouco. Reserve.

Pré-aqueça o forno e unte uma assadeira rectangular com o azeite e espalhe um pouco de molho béchamel no fundo.

Coloque uma camada de folhas de lasanha, seguidas do recheio de courgette, um pouco de queijo. Repita as camadas até acabarem os ingredientes. A última camada deve ser de queijo. Leve ao forno até que o topo fique dourado. Retire e deixe repousar por cerca de 10 minutos antes de servir.

 

* Para o béchamel coloque 2 colheres de sopa de manteiga numa panela sobre lume médio. Quando a manteiga derreter, use um batedor para incorporar 2 colheres de sopa de farinha. Diminua o lume e cozinhe, mexendo constantemente, até que a misture fique homogénea, cerca de 3 minutos. Junte 1 chávena e meia de leite magro, um pouco de cada vez, mexendo sempre. A mistura vai ficar líquida, continue a cozinhar e a mexer até que ela engrosse. Tempere com sal e pimenta e use imediatamente.

 

 

Baseada na receita de lasanha de vegetais do livro "How to cook everything vegetarian" do Mark Bittman.

 

Bom fim de semana a todos e obrigada pelos comentários!

publicado por Ameixinha às 22:56 | link do post | comentar | partilhar