Gelado de pistácio


 

Tal como tinha prometido à minha mãe, fiz-lhe o gelado favorito: pistácio. É um verde esperança, sabemos que tudo vai melhorar, aos poucos. Tudo melhora com umas colheradas de verde pistácio :) Mãezinha, o nosso amor é verde!

 

Ingredientes:

100 g de pistácios sem casca 

250 ml de leite

400 ml de natas

1 colher (sopa) de brandy

4 gemas de ovos

120 g de açúcar

 

Preparação:

Pele os pistácios (se não saírem facilmente, coloque-os em água a ferver por cerca de 1 minuto, coe e pele). Coloque-os numa picadora e pulse até obter pedaços pequeninos. Transfira para uma panela com o leite, natas e o brandy e leve a ferver. Remova do lume e bata até ficar um pouco cremoso.

Bata os ovos com o açúcar por cerca de 5 minutos até ficar pálido e cremoso. Junte um pouco da mistura de pistácio e, gradualmente, acrescente o resto. Volte a levar a mistura a lume brando e mexa constantemente por cerca de 5 minutos até que fique espesso.

Retire do lume e deixe arrefecer completamente, mexendo de vez em quando. Transfira para uma tigela, cubra e coloque no congelador. Depois de uma hora, retire do congelador, bata a mistura energicamente e leve novamente ao congelador. Faça isso mais 2 ou 3 vezes, depois transfira para um recipente apropriado e deixe ficar no congelador até ficar firme.

Como alternativa, depois de frio, coloque a mistura na máquina de gelados, siga as instruções do fabricante e leve ao congelador.

O meu foi feito na máquina de gelados, depois de frio, ficou pronto em menos de 20 minutos.

 

Notas:

Receita do livro "Falling Cloudberries" da Tessa Kiros.

Não triturei demasiado os pistácios, prefiro encontrar pedacinhos crocantes deles no gelado mas fica ao critério de cada um.

Embora dê um pouco de trabalho pelar os pistácios, o resultado final compensa.

 

 

A Casa do Sal da Figueira da Foz contactou-me para que divulgasse o seu excelente projecto e fantásticos produtos. Para isso estão a oferecer a quem tem um blog de culinária, dois produtos à escolha. Passem por lá, inscrevam-se e conheçam produtos portugueses que todos deveríamos ter nas nossas cozinhas.

 

Boa semana a todos e obrigada!

publicado por Ameixinha às 22:14 | link do post | comentar | partilhar