Bolo de laranja, azeite e pinhão



Achei que depois de voltarmos todos para casa, o meu tempo iria esticar. Foi um equívoco. Parece que, quanto mais faço, mais tenho para fazer.

Ligo o computador apenas ao fim do dia, depois de jantar, para ver a metereologia porque há roupa a lavar e preciso saber se a poderei estender lá fora ou não. 

Felizmente tenho cozinhado ao almoço e jantar, mas não me consigo organizar para fotografar. Há muitas mais coisas essenciais em fila de espera que ocupam a minha cabeça e pesam nos meus ombros. First things first!! O blogue nunca foi prioridade e não é mesmo. 

O meu tempo divide-se entre a casa, família e amigos. 80% do meu tempo é para a minha mãe e eu amo-a mais a cada dia que passa. De vez em quando relembramos os maus momentos que passaram, e eu lembrei-me que entre esses momentos, num dos dias em que ela ainda estava nos cuidados intensivos, eu fiz este bolo. Um bolo em dose dupla, para poder ser partilhado com os melhores amigos. Eu partilhei esta fornada, um bolo de sabor intenso, tal como a amizade e o amor devem ser sentidos.

 

 


Ingredientes:

4 ovos, separados

1 colher (chá) de extracto de baunilha

250 g de açúcar em pó

50 g de açúcar amarelo

200 ml de azeite

400 g de farinha 

1 colher (chá) de fermento em pó

raspa de uma laranja

250 ml de sumo de laranja

40 g de pinhões

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte com azeite duas formas de aro removível com 22 cm de diâmetro e enfarinhe. Bata as claras em castelo até estarem firmes. Junte as gemas à baunilha e bata até fazerem espuma. Adicione os açúcares e depois o azeite, um pouco de cada vez, mexendo entre cada adição. Junte a farinha, fermento, raspa e sumo de laranja e bata bem até obter uma massa suave. Envolva gentilmente as claras em castelo.

Despeje a massa entre as duas formas e salpique-a com os pinhões. Leve ao forno por cerca de 35 minutos ou até que o topo fique dourado e um palito inserido no centro saia limpo. Deixe arrefecer antes de servir.

 

Fonte:

Apples for Jam da Tessa Kiros.

música: O amor é mágico - Expensive Soul
publicado por Ameixinha às 23:03 | link do post | comentar | partilhar