Marquise de chocolate


Passo muito tempo sem meter um bocadinho de chocolate à boca. Pelo contrário, o queijo continua a fazer-me muita falta, mas permanece sem fazer parte da minha dieta. Como-o pontualmente e apenas uma fatiazinha. Sobrevivo melhor sem chocolate do que sem queijo. No entanto, há certos dias, certos stresses, certas situações que pedem cacau. Comprei uma tablete de chocolate com 74% de cacau, só para que não me pese tanto na consciência e possa devorar 100 g quase de uma vez, pensando que me fará menos mal. O chocolate não cura, o amor não cura, mas o amor ao chocolate parece ajudar um bocadinho a ultrapassar determinadas desgraças. 

 

Ingredientes:

125 g de manteiga amolecida

3 ovos (gemas e claras separadas)

100 g de açúcar em pó

250 g de chocolate

100 ml de natas

 

Preparação:

Misture a manteiga com as gemas e o açúcar. Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria. Bata as natas em ponto médio*.

Separadamente, bata as claras em castelo. Junte o chocolate à mistura de manteiga. Acrescente as natas e, por último, as claras batidas. Forre uma forma alongada ou de bolo inglês com película aderente. Despeje a mistura na forma e leve ao frigorífico por, pelo menos, 4 horas. Decore com raspas de chocolate branco.

 

Notas:

Receita retirada do livro "Chocolate" da V&R editoras.

Normalmente, uso uma tablete de chocolate que tem 200g.

*Para bater as natas em ponto médio, use a batedeira elétrica e bata até começar a formar pontas e as pás da batedeira façam a sua marca nas natas. Não deixe tomar muita consistência.

 

 

Boa semana!

publicado por Ameixinha às 13:43 | link do post | comentar | partilhar