Yiaourtopita


Yia... what?
Os livros da Tessa Kiros têm as fotos mais bonitas de todos os que já vi até hoje. Além disso, ela apresenta as receitas de uma forma tão familiar que parece estar à nossa mesa. Uma pena a nossa mesa não ser na Itália, na Dinamarca, na Rússia ou na Grécia. Mas podemos trazer a este pequenino Portugal os melhores sabores, vindos dos melhores países.

Este bolo é um clássico e, para muitos de vocês, representa um sabor da infância. Embora o modo de confecção e a consistência sejam diferentes dos bolos de iogurte que me lembro - este é mais fofo e menos denso - ele continua a ser perfeito para acompanhar um café ou chá.


Ingredientes:

180 g de manteiga, à temperatura ambiente

250 g de açúcar

3 ovos

1 colher (chá) essência de baunilha

300 g de farinha

1 colher (sopa) de fermento em pó

250 g de iogurte grego

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 24 cm de diâmetro. Bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura pálida. Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Junte a baunilha e bata bem. Adicione a farinha, fermento e uma pitada de sal juntamente com o iogurte e bata até ficar espesso e cremoso. Nivele a massa na forma e leve ao forno por 45 minutos ou até que um palito saia limpo. Cuidado para não queimar, verifique aos 30 minutos e, se necessário, cubra a forma com folha de alumínio para que não queime. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer por 10-15 minutos antes de desenformar para uma grade para arrefecer completamente.




Notas:

Receira retirada do livro "Food from many greek kitchens" da Tessa Kiros.

Uma boa variação será aromatizar a massa com raspa de limão e omitir a baunilha.

 

A minha mãe está hospitalizada há quase 2 semanas, por isso tem-me sido impossível visitar os vossos blogs. Peço desculpa e desejo-vos um bom resto de semana. Até breve!

tags:
publicado por Ameixinha às 23:19 | link do post | comentar | partilhar