Bolo de canela e leitelho

 

É incrível, mas está quase a fazer um ano que fiz esta receita. O blog anda a passo de caracol, mas não me consigo habituar à ideia de publicar receitas todos os dias. Talvez até tirasse algum benefício disso, mas o blog tem tido cada vez menos comentários. Se publicasse todos os dias, seria um deserto total de visitas, parece-me.

Este bolo fica com uma capa crocante que faz toda a diferença. Além disso, as nozes são um dos meus frutos secos favoritos e, combinadas com a canela, temos um bolo ótimo para o lanche da manhã ou da tarde. Parti aos quadrados e enfiei-as num tupperware, prontas para distribuir pelos amigos ;) Os fins de semana deveriam ser sempre de convívio e de partilha, em assembleias soalheiras de gente risonha e de coração cheio de amor para dar!

 

Ingredientes:

2 1/4 chávena de farinha

1 chávena de açúcar amarelo

3/4 chávena de açúcar branco

1 + 1 colher (chá) de canela moída, dividida

1/2 colher (chá) sal

1/4 colher (chá) de gengibre moído

3/4 chávena de óleo

1 chávena de amêndoas laminadas (usei nozes)

1 colher (chá) de fermento

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 ovo grande

1 chávena de leitelho/buttermilk

 

Preparação:

Misture a farinha, açúcares, canela, sal e gengibre. Junte o óleo e envolva até ficar suave. Retite 3/4 de chávena da mistura e combine com as amêndoas e a canela. Misture e reserve. À restante mistura de farinha junte o fermento, bicarbonato, ovo e leitelho. Mexa. Coloque numa forma untada de 22 cm. Salpique a mistura de amêndoa reservada sobre toda a superfície. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 35-40 minutos. Coloque numa grade para arrefecer e, depois de frio, sirva.

 

Notas:

Receita retirada do blog Food Librarian.
Para o buttermilk coloquei uma colher de sopa de sumo de limão e juntei leite até completar 1 chávena. Deixe descansar por 10-15 minutos para coalhar e use.

sinto-me:
música: Fix You - Coldplay
publicado por Ameixinha às 14:36 | link do post | comentar | partilhar