Folar da Páscoa

Domingo de Ramos, não tenho madrinha nem sou madrinha de ninguém! Mas a B. vem toda contente com dois raminhos de oliveira na mão. Um para a madrinha e outro para a substituta, eu mesma!
Mas ela ainda não sabe o significado da Páscoa e perguntou à mãe. Foi-lhe explicado que era um dia em que os padrinhos davam o folar aos afilhados! Resposta dela: "Mas eu já comi folar na casa da madrinha!" Aqui não existe a tradição de oferecer folar destes de comer, ou é uma nota ou um presente!
Ora pois claro, a miúda tem razão! Que raio de explicação lhe foram arranjar!?
E porque raio é que os padrinhos levam com um ramo de oliveira e os afilhados com um folar? Por acaso temos cara de quem come raminhos de oliveira? Eles vão todos contentes com o folar e nós alimentámo-nos de folhagem? Tá mal!!!

Esta massa de folar é excelente e já a fiz na MFP integralmente e, desta última vez, foi a cozer ao forno. Ficou um folar enorme... devia ter dividido mas achei que não ia crescer muito no forno! Enganei-me e ainda bem. A massa fica bem abertinha. Da primeira vez que fiz na MFP não consegui tirar foto da massa por dentro, foi rapidamente comido! Agora mostro como fica por dentro, fofinho e delicioso! O toque da aguardente permite que a massa fica mais macia e eu usei aguardente caseira de lavrador. UIII, que potência que aquilo tem :) Até fiquei tonta quando cheirei a dita, mas não se nota no resultado final!
Baseei-me na receita da Belinha e noutra que vi na net e cheguei a estes ingredientes:

1 dl de leite morno
100 g de manteiga amolecida
3 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva doce
100 g de açúcar
600 g de farinha (podem usar 1/3 de farinha integral, foi o que usei para fazer os meus folares)
20 g de fermento fresco
1 colher de sopa de aguardente/brandy

Preparação:

Colocar os ingredientes na MFP, primeiro os líquidos depois os sólidos. Devem diluir o fermento fresco no leite morno. Seleccionar o programa "massa" para quem quer levar o folar ao forno ou seleccionar o programa "sandes" para ser feito integralmente na MFP.

Para o folar ir ao forno:
Depois do programa amassar, retire a massa, amasse-a durante alguns minutos e retire uma pequena porção para decorar o folar. Faça uma bola e coloque no tabuleiro. Estenda o resto da massa e, usando um cortador de biscoitos em forma de coelho, corte alguns coelhinhos. Coloque-os por cima da massa do folar. Deixe levedar a massa por 30 minutos e depois leve ao forno brando por 25-30 minutos ou até que, ao espetar um palito, saia limpo.
Leve ao microondas duas colheres de sobremesa de geleia de alperce e barre o folar com ela.

Pormenor dos coelhos que, entretanto, foram desaparecendo à medida que a massa do folar foi crescendo. Ficaram parecidos com coelhones pré-históricos mas fica um efeito engraçado para quem não quiser colocar ovos cozidos por cima, como eu.

Boa semana a todos!!

tags: ,
publicado por Ameixinha às 15:25 | link do post | comentar | partilhar