Bolo Clássico

 

É quase um pão-de-ló recheado e, embora não seja grande fã de chantily, acho que combina muito bem com a compota, além de ficar com um aspeto muito bonito. Se tiverem compota caseira ainda fica melhor e parece-me que podem usar a que mais gostarem, até porque não estamos em época de morangos :) Desculpem-me as fotos, não há maneira de melhorar a coisa!

 

Ingredientes:

1/2 chávena de farinha de trigo

1/2 chávena de farinha com fermento

4 ovos

2/3 chávena de açúcar refinado

1/2 chávena de compota de morango

1/2 chávena de chantilly

 

Preparação:

Aqueça previamente o forno a 180ºC. Unte duas formas rasas de 18 cm de diâmetro, com manteiga derretida ou óleo e forre-lhes o fundo com papel vegetal. Peneire a farinha para uma folha de papel vegetal. Passe as claras de ovo para uma tigela grande e seca, e bata-as em castelo com a batedeira eléctrica. Junte pouco a pouco o açúcar. Bata até dissolver o açúcar e conseguir uma mistura espessa e brilhante.

Junte-lhes as gemas, bata mais uns segundos e acrescente a farinha, mexendo pouco mas energicamente.

Deite a massa nas duas formas, de maneira uniforme. Leve ao forno durante 20 minutos, até que esteja dourada e apresente uma textura esponjosa. Deixe os bolos repousarem por 5 minutos, antes de os colocar numa grelha.

Espalhe a compota uniformemente no bolo. Com a ajuda de um saco de pasteleiro, distribua rosinhas de natas batidas como chantilly sobre a compota. Cubra-as com o outro bolo e, no momento de servir, polvilhe-o com o açúcar de pasteleiro.

 

 

 
Fonte:

"Bolos e Tartes" da Anne Wilson.

tags:
publicado por Ameixinha às 18:45 | link do post | comentar | partilhar