Bolo de limão e crème fraiche

 

 

Havia coisas que ela gostava de fazer no pico do inverno, mas apenas nos dias soalheiros. 10 minutos de raios solares para recarregar a bateria de vitamina D. Encostava-se à portada da janela, a madeira rachada e gasta com a tinta branca já a cair, estava quentinha. Ela, de pé, fechava os olhos e vi-a a luzerna intensa penetrar-lhe os ossos. Gostava de estar assim parada mas, havia dias em que se dignava a uma caminhada, aproveitava também para fazer algo que tinha prometido a si mesma há algum tempo, passear o cão. Deixá-lo também a ele ter uma pequena alegria e, ainda por cima, ria com o fuçar nas ervas da beira dos caminhos, a tão importante marcação de território e as corridinhas curtas já que a trela não o deixava ir tão longe como ele gostaria. Numa aldeia pequenina em que todos se conhecem, era impossível não acenar à velhinha que mandava sempre beijinhos, sempre mais que um, não fosse um deles perder-se pelo caminho. Aproveitava e ia ali mesmo ao lado apanhar limões e laranjas, arrancava-os directamente da àrvore, sem cuidados especiais. Queria uns quantos limões na mão e fugia dos pingos de chuva que estavam ali depositados desde a madrugada orvalhosa. Pensava que a vida poderia ser até meia amarga como aqueles limões mas, tal como eles, precisava ser bem aproveitada, da casca ao sumo. Não se pode desperdiçar nada, nem mesmo a vida, por mais cítrica que ela seja.

 

 

Ingredientes:

1 1/4 chávena de farinha para bolos (sem ser auto-levedante)

1/2 colher (chá) de fermento

1/2 colher (chá) de bicarbonato

1/8 colher (chá) de sal

3/4 chávena de manteiga, amolecida

1 chávena de açúcar

2 ovos

1 colher (sopa) raspas de limão

1 1/2 colher (chá) raspas de laranja

1 colher (chá) extracto de baunilha

2/3 chávena de crème fraîche*

3 colheres (sopa) açúcar em pó

2 colheres (chá) sumo de limão

 

Preparação:

Unte e enfarinhe uma forma de 22 cm de diâmetro.

Numa tigela junte a farinha, fermento, bicarbonato e sal. Noutra tigela bata a manteiga com o açúcar até ficar fofo. Adicione os ovos um de cada vez, batendo entre cada adição. Junte as raspas e a baunilha. Adicione metade dos ingredientes secos, um pouco de cada vez e envolva. Adicione o crème fraiche e bata até ficar suave. Adicione o resto dos ingredientes secos e bata até estar bem combinado. Transfira a massa para a forma e coza por 40-45 minutos a 180ºC. Numa tigela junte o açúcar e o sumo de limão. Retire o bolo e deixe arrefecer por 10 minutos na forma, desenforme e deixe arrefecer completamente. Coloque a cobertura e sirva.

 

Fonte:

Oprah.com


*Caso não consigam encontrar crème fraîche, podem fazê-lo em casa por colocar uma chávena de natas num recipiente de vidro e juntem 2 colheres de sopa de iogurte ou buttermilk. Deixe a mistura repousar à temperatura ambiente por cerca de 12-24 horas. Cubra bem, refrigere e use no espaço de uma semana - dica retirada do livro "How to cook everything vegetarian" do Mark Bittman.

 

publicado por Ameixinha às 13:55 | link do post | comentar | partilhar