Lasanha de soja


Há dias em que só me apetece comer lasanha de soja, sinto-me uma espécie de Garfield bem comportado. Não como soja porque, supostamente, ela é saudável - até tenho as minhas dúvidas - mas porque me sabe mesmo bem e, finalmente, consegui que alguém gostasse dela tanto quanto eu, aqui em casa. Gosto de fazer um bocadinho a mais, para poder comer as sobras à colher. Fi-la da mesma maneira que se faz uma qualquer outra lasanha, apenas modifiquei os ingredientes. À soja podem juntar os legumes que preferirem, tal como cogumelos, espinafres, beringela, milho e por aí fora. A gula é o limite ;)

Ingredientes do recheio:

150 g de soja granulada

1 cebola média, picada

1 dente de alho, picado

1 cenoura média, ralada

1 courgette média, ralada

polpa de tomate a gosto

salsa, pimenta, noz-moscada, oregãos e sal q.b. 

3 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) vinho branco

50 ml de água

16 folhas de lasanha fresca ou seca

queijo parmesão e mozzarella



Preparação:

Coloque a soja de molho em água por cerca de 30 minutos. Escorra-a bem e reserve.

Leve ao lume o azeite numa frigideira, junte a cebola, alho, salsa, cenoura e courgette. Deixe refogar por alguns minutos e adicione a soja e a água. Envolva e tempere. Junte a polpa de tomate e o vinho  e deixe cozinhar por mais 10-15 minutos. Prove e rectifique os temperos.

Caso use folhas de lasanha secas, leve-as a cozer por 2-3 minutos, passe por água fria e disponha-as num pano de mesa limpo. 

 



Molho branco:

30 g de manteiga

30 g de farinha sem fermento

500 ml de leite

1 pitada de noz moscada, sal e pimenta

 

Preparação:

Derreta a manteiga num tacho com o fundo pesado, sobre lume brando. Polvilhe com a farinha e cozinhe 1-2 minutos, sem deixar tomar cor, mexendo continuamente com uma colher de pau.

Retire do lume e adicione gradualmente o leite quente, batendo com uma vara de arames. Deixe levantar fervura, mexendo sempre, e coza 3-4 minutos ou até estar suficientemente espesso para cobrir as costas de uma colher. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

 

Montagem:

Numa travessa rectangular ou quadrada, disponha um pouco do molho branco seguido de algumas folhas de lasanha. Coloque um pouco do recheio de soja, seguido de queijo ralado e mais um pouco de molho branco. Faça assim até que termine o recheio. A última camada deve ser de folhas de lasanha, seguida do resto de molho branco e queijo ralado. Polvilhe com oregãos e leve ao forno por 30-45 minutos.

 

Notas:

A receita de molho branco foi retirada do livro "Molhos" da Cordon Bleu.

música: Call me irresponsible - Michael Bublé
publicado por Ameixinha às 13:55 | link do post | comentar | partilhar