Charlotte de Tiramisu

Preciso urgentemente de dizer "Tiramisu daqui, que estou farta de desgraças! Tira-me-isso-como-quiseres: faz defumadouro, fala com os santinhos, desfaz esta má onda, desampara-me a loja, faz trinta por uma linha, mas faz alguma coisinha por esta luz que me ilumina!".
E no fim, só no fim, é que podes comer uma fatia desta charlotte. Sim, agora só na base da chantagem para ver se resulta. Estou cansada de ser boazinha, afinal os maus safam-se sempre, nada lhes pega, por isso não custa tentar :)
Ó Deus, ahhh pois é, agora se quiseres vir aqui comer, só em troca de favores, está na hora de começar a usar as minhas cunhas e, como só te tenho a ti, toma que lá vai disto ;) Só não vendas a alma ao Diabo senão está tudo lixado e só vamos conseguir comer o pão que o Satanás amassou!
Vi esta receita aqui e decidi que tinha que ser feita o mais breve possível, dado o encantamento que estou a passar com o queijo mascarpone. Depois do bolo, a charlotte e veremos o que se seguirá :)
Ingredientes:

Xarope de Café:
1 colher de sopa de café em pó
0,5 colher de sopa de açúcar
125ml de água a ferver
1 colher de sopa de licor de café (usei brandy)
Recheio:
250 g de queijo mascarpone
1,5 colher de chá de extracto de baunilha
3 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de licor de café (usei brandy)
250 ml de natas
Palitos de champanhe q.b.
Chocolate preto q.b.
1. Misture o café em pó com o açúcar e dissolva ambos na água a ferver. Deixe arrefecer. Adicione, depois, o licor de café e reserve.
2. Numa tigela misture o queijo mascarpone, o açúcar em pó, a baunilha, o licor de café e 3 colheres de sopa do xarope de café.
3. Bata as natas e misture-as ao preparado do mascarpone.
4. Forre, lateralmente, uma forma de fundo amovível com palitos de champanhe. Para tal é necessário que corte uma das pontas do palito, com alguma inclinação para que se mantenham em pé. Reserve as pontas cortadas.
5. Mergulhe, sem encharcar, mais alguns palitos de champanhe no xarope de café, um de cada vez, e forre o fundo da forma. Vai ter de cortar alguns de forma a que a base fique bem forrada. Com os pedaços pequenos reservados preencha as falhas.
6. Encha a forma com mais de metade do recheio e espalhe uniformemente. Distribua uma camada de raspas de chocolate preto e logo de seguida uma camada de palitos de champanhe cortados a meio no sentido do comprimento (aqui pode aproveitar as pontas reservadas). Encha o resto com o recheio, suavemente.
7. Leve ao frigorífico pelo menos 4 horas. O ideal é ficar no frigorífico durante a noite.
8. Imediatamente antes de servir decore com raspas de chocolate preto.
Aprovadíssimo, uma sobremesa leve e irresístivel para saborear lentamente - se conseguirem!
Quero agradecer a todos que deixaram comentário no post anterior a desejar que tudo corra bem e a dar força para esta fase passar. Essencialmente prende-se com pessoas doentes cá em casa e, para piorar, o Matias é epileptico. Tive que ir com ele ao veterinário e está medicado. Não voltou a ter ataques desde sexta-feira passada. Creio que é uma boa notícia, agora vamos ver se ele se aguenta bem. É muito raro epilepsia nos gatos mas, como sou uma gaja cheia de sorte, ele veio parar-me às mãos :) Só mesmo a mim!
Obrigada a todos e continuação de boa semana :)
publicado por Ameixinha às 20:00 | link do post | comentar | partilhar