Panquecas de banana e aveia

Esta é a receita que sugeri e que saiu hoje no jornal "i". Para quem já o comprou, aqui está a foto das panquecas :) Mais uma vez, agradeço o convite e convido todos a lerem as outras sugestões que alguns colegas da blogosfera fizeram!

O Outono pede pequenos-almoços e lanches bem quentinhos. Nada melhor que umas panquecas saborosas e, o melhor de tudo, ricas em fibras e sem grande adição de açúcares.
A banana, esse fruto maravilhoso que eu não gosto nada ao natural (isto soa muito mal se levarmos para outro campo, mas vamos manter-nos na culinária, ok!?), fornece parte do açúcar necessário para adoçar estas panquecas e o mel complementa-as. Para quem se preocupa com a linha, já que no Inverno algumas pessoas tendem a acumular gordurinhas indesejadas, estas panquecas são feitas com farinha integral e aveia. Excelentes fontes de fibras e muito saudáveis.
Resumindo: não há desculpas para não as fazerem. Além do mais... são super rápidas!

Aqui têm uma fonte de energia rápida e, convenhamos, é mesmo do que precisamos para levantar da cama e enfrentar os dias mais frios e deprimentes.

Precisamos de uma banana madura em puré (desfaçam-na com um garfo que serve perfeitamente), polvilhem-na com meia colher de chá de fermento, uma pitadinha de sal e duas colheres de sopa de mel. Misture uma colher de sopa de óleo (se preferirem, podem usar manteiga), um ovo e três colheres de sopa de leite. Junte meia chávena de flocos de aveia e meia chávena de farinha integral.
Se a massa ficar muito pesada misture mais um pouco de leite. A consistência não deve ser nem muito líquida nem muito grossa.
Unte uma frigideira com um pouco de manteiga, vá deitando a massa até preencher o fundo e deixe cozinhar virando-as para cozerem dos dois lados.
Dá para cerca de seis panquecas.
Depois de prontas, servi-as com mel mas um pouco de canela moída também não fica nada mal :)

Digam lá: a vida sem panquecas não tem piada nenhuma, pois não? ;)

Receita retirada do blog Gild the Lily, cujo passo a passo podem ver aqui.
publicado por Ameixinha às 15:30 | link do post | comentar | partilhar