Espinafres salteados

Estou mais para Olívia Palito do que para Popeye, mas não resisto a espinafres :)
O único problema, que me enerva profundamente, é que eles murcham e ficam em nada depois de cozinhados! Tenho para mim que deve ser ao estilo Popeye, muita parra pouca uva. Os espinafres só dão força nos braços, mas depois passa o efeito e ele fica feito morcão, flácido e fraco :)

Baseei-me numa receita que vi n' O livro essencial da cozinha mediterrânica, omitindo um ingrediente que não tinha e outro que não gosto. Só não sei como é que, com 500 g de espinafres, sugerem que este prato dê para 6 porções. Só se forem para 6 Olívias Palitinhas, porque eu sou magrinha e comia tudinho, não fosse a gula uma coisa feia e não tivesse eu mais gente à mesa que quisesse provar esta refeição!
Não dá para 6, dá para 2 pessoas como acompanhamento, não mais! Temos pena, até eu gostava que rendesse muito mais mas é como digo, minga e todos sabem o que isso quer dizer, né? ;)
Atenção, ficar murcho não quer dizer que não fique bom! Aliás, o murcho pode ser sempre revigorado e, tal como o Popeye, podem ficar com uma certa força para o que der e vier he he

Ingredientes:
500 g de espinafres
2 colheres (sopa) de pinhões
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola vermelha pequena, partida ao meio e fatiada (usei cebola castanha comum)
1 dente de alho, cortado em fatias finas
2 colheres (sopa) de passas (omiti)
1 pitada de canela moída (não usei, acho que talvez só faça sentido se usar as passas e pinhões)

Preparação:
1. Apare os talos dos espinafres e deite-os fora. Lave as folhas e rasgue-as em pequenos pedaços.
2. Deite os pinhões numa frigideira e mexa em lume médio durante 3 minutos, ou até ficarem ligeiramente alourados. Retire os pinhões da frigideira.
3. Aqueça o azeite na frigideira, acrescente a cebola e deixe cozinhar em lume fraco, mexendo de vez em quando, durante 10 minutos, ou até ficar translúcida. Aumente a temperatura para lume médio, acrescente o alho e cozinhe por 1 minuto. Adicione os espinafres (ainda com gotas de água agarradas às folhas), passas e canela à frigideira. Tape e deixe cozinhar durante 2 minutos, ou até os espinafres murcharem. Acrescente e mexa os pinhões e depois tempere a gosto (usei sal e pimenta).

Nota: A acelga resulta igualmente bem nesta receita, apesar de poder levar mais algum tempo a cozinhar do que os espinafres.

Sim, esta tigelinha que está na foto foi o que rendeu de 500 gramas de espinafres! Alimenta 6 porções de formigas, só pode :)
publicado por Ameixinha às 10:11 | link do post | comentar | partilhar