Lentilhas com lascas de bacalhau num dia castanho



Castanho é a cor dos meus olhos e da canela... uma cor que combina perfeitamente com este blog!

Apesar de estar a viver uma altura complicada na minha vida, em que as más notícias se sucedem em catadupa, eu continuo a sentir-me uma pessoa cheia de sorte. Este último mês tem sido traumatizante e infeliz mas também foi um mês em que recebi muitas coisas boas e, quero acreditar, que esta onda de maus agoiros está a passar. Devagarinho e com esperança a coisa vai :)

Há algum tempo atrás recebi um presente inesperado que veio do outro lado do Atlântico. Como muitos de vocês sabem - e outros tantos vão ficar a saber agora - o Alessander publicou um livro em que compilou algumas das receitas já publicadas no seu blog Cuecas na Cozinha. O livro chama-se Cuecas na Cozinha - Escola de Maridos & Afins.
É escrito no mesmo estilo do blog, com muito boa disposição, tudo explicado de forma clara e exacta, lê-se como se estivessemos à mesa numa conversa leve e amigável com o Alessander e a esposa Cris, que dá imagem às receitas do blog e, consequentemente, do livro.

Não me vou alongar acerca deste assunto pois creio que merecerá um post só para ele, talvez publicado na Academia dos Livros, já que é uma excelente sugestão de leitura :)

Para primeira receita escolhi algo que nunca tinha provado, com algo que faz parte do meu dia a dia: lentilhas e o já popular bacalhau.
Porque escolhi esta para primeira receita a ser testada?
Primeiro porque acredita-se que as lentilhas atraem boa sorte a nível financeiro e, sinceramente, estou a precisar muitíssimo! Depois porque tinha um saco de lentilhas à espera de ser usado desde o Verão de 2008 e já quase a terminar o prazo de validade. Por último, era uma receita cujo resultado fica em tons de castanho, tornando-se apropriada ao Desafio das Cores que tem colorido a blogosfera.

Juntou-se a fome com a vontade de comer e saiu uma agradável surpresa que todos comeram com prazer. Até o meu pai que é avesso a novas experiências, não deixou num uma lentilhinha de lado :)
Alessander, mais uma vez obrigada pelo carinho e pela generosidade. Espero não te ter deixado ficar mal com esta receita!


Lista de compras para 2 pessoas (eu dobrei a quantidade):
100 g de lentilhas
100 g de lascas de bacalhau
azeite
alho-francês/alho-poró
Salsa picada
Leite

Faça antes:
Dia anterior - cubra as lascas de bacalhau com água. Deixe no frigorífico. Troque de água umas três vezes. Quando coar o bacalhau pela terceira vez, cubra-o com leite e volte ao frigorífico.

Na hora:
Siga as instruções do pacote. Para 100 g de lentilhas, utilizei 200 ml de água (seguindo a proporção peso x quantidade de água). Cozinhe em fogo baixo, com a panela quase tapada, até a água secar.
Hora de refogar o bacalhau - cubra o fundo da panela com o azeite, corte 6 rodelas de alho-poró (solte todos os anéis de cada rodela). Aqueça o azeite e refogue os anéis até amolecerem. Coe o leite e acrescente as lascas de bacalhau. Misture e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Acrescente salsa picada (uma colher de sopa) e refogue mais uns 2 minutos. Desligue o fogo. Reserve algumas lascas de bacalhau para decorar.
Depois, despeje na própria panela do refogado, as lentilhas cozidas. Misture e sirva.

Notas:
- Não tinha salsa e não usei, decorei com azeitonas pretas que acho que combina muito bem com bacalhau.
- Pode comprar já o bacalhau em lascas ou fazer como eu e cozer uma posta, fazendo-a em lascas depois de fria.
- Se a água da cozedura secar e as lentilhas ainda não estiverem prontas, desligue o lume. Noutra panela ponha água a ferver, temperada da mesma forma como temperou a outra que estava a cozinhar. Assim que ferver, despeje um pouco do líquido na panela, acenda o lume novamente e continue a cozinhar. Acrescente a água aos poucos, para não passar do ponto do cozimento.
Esta técnica deve ser usada para todos os grãos.
Acho que a cozedura também depende da qualidade de lentilha que for usada.

Espero que gostem! Bom Domingo a todos :)

publicado por Ameixinha às 13:18 | link do post | comentar | partilhar