Bolo de fubá cremoso

Ninguém tem dúvidas que Portugal foi colonizado pelas novelas brasileiras, não é?

Pois é! E a gastronomia está, muitas vezes, presente nas almoçaradas e jantaradas das novelas. Quem nunca viu uma cena com bolo de fubá? Só quem não vê novelas!

Para ser sincera, eu adoraria uma mesa farta de pequeno almoço como se vê em algumas novelas. Com muito bolo de fubá e muita fruta tropical ;)

Então, quando eu vi a fotografia deste bolo de fubá cremoso, eu pasmei! Retirei a receita e fiz... foram muitas novelas a desejar comer uma fatia de bolo de fubá. E vocês perguntam: mas por que raio nunca fiz bolo de fubá? Pelo simples facto de não encontrar farinha de fubá por cá.

Em conversa com a minha sempre parceira, falei no desejo de comer bolo de fubá. Pesquisei sobre o fubá. Disse à parceira que a coisa mais próxima que tinha era a farinha de milho fina. E ela deu-me luz verde para eu prosseguir, porque ela é que sabe das coisas típicas brasileiras. Nela eu confio ;)

E vai daí peguei na farinha e fiz bolo de fubá cremoso que é bem mais pomposo ;) O bolo normal ainda não experimentei, mas este cremoso é super delicioso. Só durou umas horas... comemos quente e frio, com erva-doce e sem erva-doce e já estou bem mais brasileira ;) Não ficou tão lindo como o da Letrícia porque fiz numa forma rectangular de inox enorme, ficou bem mais baixinho, mas acredito que seja tão delicioso quanto o dela :) A base fica mais dura e o topo fica super cremoso e mole.

Mais um intercâmbio bem sucedido!



Ingredientes:

2 colheres (sopa) de manteiga

4 chávenas (chá) de leite

4 ovos inteiros

2 chávenas de açúcar (usei 1 ½)

2 chávenas (chá) de fubá (farinha de milho fina)

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de amido de milho (maizena)

50 g de queijo ralado

1 pitada de sal (não pus)

1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

Sementes de erva-doce (opcional – eu usei e gostei)

Preparação:

Preaqueça o forno a 200ºC. Unte uma assadeira de bom tamanho. Bata no liquidificador (usei a varinha mágica) todos os ingredientes (menos a erva-doce, o queijo ralado e o fermento). Quando a mistura estiver homogênea, acrescente o queijo e bata mais um pouco. Por fim, acrescente o fermento e a erva-doce e misture com uma colher só para incorporá-los (eu só coloquei a erva doce por cima quando o preparado já estava na assadeira). Despeje o líquido na assadeira e leve ao forno até que a superfície do bolo fique dourada.

tags: ,
publicado por Ameixinha às 20:03 | link do post | comentar | partilhar