Biscoitos de cacau e alcaravia

A última das receitas de Natal/Passagem de ano foram estes biscoitos de alcaravia que encontrei aqui, depois de uma pesquisa a tentar encontrar receitas com esta especiaria. Não foi nada fácil e não encontrei muita coisa, se alguém souber de uma boa receita que avise :)

Não é fácil encontrar alcaravia (caraway) em Portugal e na minha viagem a Lisboa o Verão passado, já estava a caminho da estação para apanhar comboio de volta para casa quando entramos na Delidelux e eu fiquei parva da minha vida com coisas que só ali vi!
Enquanto a M. tomava o pequeno-almoço eu abandonei-a para percorrer as prateleiras. Aiii se não fosse a falta de dinheiro no bolso!!!

Encontrei as sementes de alcaravia e decidi não trazer devido à data de validade que estava muito próxima. A M. ficou de tentar encontrar noutro lado mas não conseguiu. Mais tarde, enviou-me pelo correio o frasquinho.

Estas sementes (na verdade são frutos), são muito usadas para condimentar legumes cozidos, fazer pães, bolos, biscoitos, queijos e licor. Já fiz chá e fica muito bom, surpreendeu-me! Aqui tem algumas indicações acerca dos benefícios do chá de alcaravia.


Ingredientes:
100 g de manteiga
200 g de açúcar
350 g de farinha
30 g de cacau em pó
1 colher (chá) de canela moída (opcional)
1 colher (chá) de gengibre em pó (opcional)
3 g de alcaravia (usei uma colher de sopa)
1 g de raspa de laranja (usei uma colher de chá)
1/2 colher (chá) de bicarbonato ou fermento
1 ovo
3 colheres (sopa) de café forte

Preparação:
Misture os ingredientes pela ordem . Se tiver um dispára-biscoitos, dispare cerca de 6-8 cm de massa e forme um círculo. Leve ao forno por 10 minutos a 180º C ou até estar pronto. Polvilhe com açúcar em pó.

Usei um saco de pasteleiro, não me apeteceu sujar e lavar os apetrechos do dispára-biscoitos he he
Pode usar-se outras especiarias, tal como: noz-moscada, cravinho, cardamomo e anis. Cerca de 1 colher de chá de cada. Eu optei apenas pela canela e pelo gengibre que me remetem mais para a época natalícia.
Guardam-se bem durante duas semanas em frascos hermeticamente fechados. Eu sei porque foram feitos no Natal e só terminaram depois da passagem de ano, andava tudo enjoado de doces :)

ATENÇÃO: Alcaravia (carum carvi) não é igual a cominho (Cuminum cyminum L).
publicado por Ameixinha às 12:30 | link do post | comentar | partilhar