Bolo de iogurte e dióspiro

Supostamente seria um bolo light se eu tivesse usado iogurte natural magro. Mas usei iogurte natural caseiro saído da minha iogurteira. Portanto, passou a bolo de iogurte e dióspiro e ficou com a maravilhosa consistência de queijada.
Fi-lo com farinha normal e farinha integral, não está assim tão longe de ser light, já que o dióspiro também está cheio de propriedades benéficas! A foto mostra-o partido ainda a quente (é difícil esperar e eu não tenho auto-domínio!!), e notam-se alguns pedaços da polpa laranja do dióspiro. O aroma a canela torna-o irresistível, eu dei rumo a mais uns quantos dióspiros que precisavam de ser usados e tenho outros tantos a precisar de destino.
Fica aqui mais uma sugestão, desta vez encontrada no Cooking Books e que, caso alguém precise de usar dióspiros e nem goste muito de os comer ao natural, poderá experimentar sem receio porque o resultado é excelente. Além do mais é uma receita simples que é feita em 3 passos: líquidos, sólidos e "casamento" entre ambos :)

Ingredientes secos:
1 1/2 chávena de farinha (usei 1 chávena de farinha para bolos e 1/2 de farinha integral)
1/2 chávena de açúcar
2 colheres (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de canela
1/2 colher (chá) de sal

Ingredientes líquidos:
1 chávena de iogurte natural
polpa de 3 dióspiros maduros, em puré (cerca de 3/4 de chávena)
2 colheres (sopa) óleo
1 ovo
1 colher (chá) de extracto de baunilha

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte e enfarinhe uma forma (usei óleo em spray Espiga).
Numa bacia combine os ingredientes secos e noutra os ingredientes líquidos.
Coloque os líquidos por cima dos secos e misture gentilmente, sem mexer demasiado.
Coloque na forma e leve ao forno por 35-40 minutos. Deixe arrefecer na forma por 10 minutos e depois retire para arrefecer completamente numa grade.

Notas:
Se quiserem um bolo mais doce, podem adicionar mais açúcar. Eu achei que com 1/2 chávena ficou perfeito.
Este bolo também pode ser feito com puré de bananas maduras.
Tal como a blogueira do Cooking Books diz: quem experimentar, não irá ficar desiludido!

Bom fim de semana a todos.

tags: ,
publicado por Ameixinha às 00:01 | link do post | comentar | partilhar